Tutorial: Como se jogar na Mega Sena (quais são as regras caso ganhe?)

A Mega-Sena paga milhões para o acertador que conseguir os exatos 6 números sorteados pela organizadora. Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números de uma aposta simples, lembrando que dezenas sempre são sortudos nessa categoria a cada rodada, sendo muito mais fáceis de se conseguir do que os tão almejados e sempre milionários “6 números” da aposta da Mega-Sena. Na hora de adquirir sua aposta, você pode deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha). E para quem não está acostumado, esses apelidos são oficializados pela própria Mega-Sena. Engraçado, não?

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados e uma aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio. O prêmio bruto corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem:

Como se jogar na Mega Sena

35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (Sena);

19% entre os acertadores de 5 números (Quina);

19% entre os acertadores de 4 números (Quadra);

22% ficam acumulados e são distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.

5% ficam acumulados para a primeira faixa – sena – do último concurso do ano de final 0 ou 5 (Mega da Virada).

Você pode receber seu prêmio em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa, sendo mais aconselhado o segundo, porém, se o prêmio for superior a R$ 1.332,78, o pagamento só pode ser recolhido no banco, na agência Caixa. Se você receber uma bolada acima de 10 mil reais, deve esperar até após 2 dias de sua apresentação para receber o valor na conta. Mas, pode ficar sossegado, a equipe interna aos bancos da Caixa Econômica Federal é altamente treinada para este tipo de situação e suas transações seguras.

Às vezes não há ganhadores

Como se jogar na Mega Sena

Se ao conferir seu bilhete e o vencedor na interne, não houver vencedores (sim, às vezes ninguém acerta a sena, por exemplo, e a Caixa avisa os apostadores via seu website), o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.

Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio, o que é um bom tempo até você ver se ganhou ou não, então, guarde bem seu bilhete! Após esse prazo, os valores são repassados ao tesouro nacional para aplicação no FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Ainda não sabe o que é Mega da Virada e o bolão? O website Grandes Loterias te ensina a como jogar na mega sena, dando dicas mais avançadas. E, de todo o dinheiro acumulado em apostas:

O prêmio bruto corresponde a 46% da arrecadação, já computado o adicional destinado ao Ministério do Esporte. Dessa porcentagem:
35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (Sena);
20% entre os acertadores de 5 números (Quina);
20% entre os acertadores de 4 números (Quadra);
Os 25% restantes são acumulados e distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.

E se você acha que todos que apostam, fazem isso diretamente nas Lotéricas, pode ser que você esteja errado. Em Grandes Loterias você também aprende a apostar de forma segura, esperando por quando poderá comprar “aquela” Ferrari.