Os 10 melhores treinadores de futebol do Mundo

melhores treinadores de futebol do Mundo 02 melhores treinadores de futebol do mundo Alex Ferguson melhores treinadores de futebol do mundo 2014 melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo
Alex Ferguson ocupa o segundo lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo

02 – Os melhores treinadores de futebol do Mundo | ALEX FERGUSON

Longevo. Esse é o adjetivo mais correto para se classificar o trabalho desse escocês de 70 anos. O trabalho de 26 anos frente ao Manchester United colocou não só o clube inglês entre os grandes do continente, mas também o treinadoro como um dos maiores da história.

Mas a carreira do treinador de futebol não começou com os Diabos Vermelhos, mas sim com o pequeno St. Mirren, da Escócia, onde assumiu em 74 e, com apenas 33 anos de idade, levou o clube da luta contra o rebaixamento para a terceira divisão ao título do Escocês na temporada 1976-77, apenas o segundo da história do clube.

Curiosamente, o time foi o único da longa carreira do treinador de futebol escocês a demiti-lo, alegando que o treinador de futebol era “mesquinho” e não possuía “capacidade para dirigir um time”.

Mas, felizmente para o jovem treinador de futebol, os outros clubes não compraram as declarações do presidente do St. Mirren e, ainda em 78, o treinador de futebol foi contratado pelo Aberdeen, um dos maiores clubes da Escócia mas que, apesar disso, só havia sido campeão no longínquo ano de 1955.

Nos nove anos sob o comando do treinador, o time desencantou e ganhou 10 títulos, sendo três do Campeonato Escocês e 4 da Copa da Escócia. A boa forma do time escocês fez com que Ferguson fosse cobiçado pelos grandes clubes da Inglaterra e, depois de ser pretentido por Tottenham e Arsenal, o treinador de futebol acertou com o Manchester United em Novembro de 1986, substituindo Ron Atkinson no comando dos Red Devils.

E é nos Diabos Vermelhos que o treinador de futebol finalmente alcançou fama e reconhecimento internacional onde, após 26 anos à frente do clube, chegou à incrível marca de 37 títulos, entre os quais 12 da Premier League e dois da Champions. E essa marca pode ficar ainda maior, já que o treinador de futebol escocês não faz planos para se aposentar antes de 2015.

De personalidade forte, o treinador de futebol sempre trabalhou sob a filosofia de que nenhum jogador é maior do que o clube, o que fez com que entrasse em atrito com vários jogadores de renome, entre eles o zagueiro holandês Jaap Stam, os atacantes Dwight Yorke e Ruud Van Nislterooy e o meio-campista e ídolo do time David Beckham, atritos os quais culminaram com a saída desses jogadores do time.

Mas a perda de medalhões nunca foi um problema impossível de ser contornado pelo treinador, que sempre soube contratar bem para que o time não perdesse sua força e se mantivesse sempre na briga pelo título. E é a personalidade forte e perfil vencedor que fazem do escocês ocupar o segundo lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo.

Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Estatísticas do treinador:

    • St. Mirren – 169 jogos, 74 vitórias, 41 empates e 54 derrotas (aproveitamento de 43.79%)
    • Aberdeen – 459 jogos, 272 vitórias, 105 empates e 82 derrotas (aproveitamento de 59.26%)
    • Manchester United – 1463 jogos, 873 vitórias, 330 empates e 260 derrotas (aproveitamento de 59.67%)