Os 10 melhores treinadores de futebol do Mundo

melhores treinadores de futebol do Mundo 04 melhores treinadores de futebol do mundo Pep Guardiola melhores treinadores de futebol do mundo 2014 melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo
Pep Guardiola ocupa o quarto lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo

04 – Os melhores treinadores de futebol do Mundo | PEP GUARDIOLA

Um dos melhores treinadores de futebol e mais jovem dessa lista, com a carreira mais curta e um dos que mais possuem títulos. Esse é Pep Guardiola, treinador de futebol de um único clube e o mais vitorioso da história dele.

Apontado como substituto de Frank Rijkaard no comando do Barcelona em 2008, Pep já chegou fazendo barulho, tirando do time jogadores de renome como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Zambrotta e Edmilson.

trazendo outros de menos prestígio, seja de outros times ou subindo da base, como Daniel Alves, Piqué, Busquets e Pedro Rodríguez. As mudanças do treinador de futebol não só mudaram a atitude, como também promoveu toda uma mudança na filosofia de jogo do elenco.

Mudança essa que deu muito certo, já que, em sua primeira temporada (2008-09), foi campeão em todos os torneios que o clube participou, levando os títulos da Champions League, da La Liga e da Copa del Rey.

Além disso, a mudança na filosofia de jogo foi importantíssima para três jogadores em especial: os meio-campistas Xavi e Iniesta, que passaram a ser figuras chave do esquema do novo treinador de futebol e despontaram como os dois melhores jogadores da posição no mundo, e, principalmente, apresentar ao mundo o verdadeiro potencial de Lionel Messi, que cada dia mais se torna um dos melhores jogadores da história do futebol.

No último ano de contrato, quando já se sentia cansado da vida de treinador de futebol e resolveu que não iria renovar com o clube, foi o ano mais “fraco” do espanhol, que ganhou apenas a Copa do Rei.

Desde então, Guardiola vem recusando propostas para treinar clubes e seleções de todo o mundo, e diz que só vai voltar ao futebol depois de um ano de férias.

Bastante influenciado por dois de seus treinadores de futebol quando ainda era jogador: Johan Cruyff, na época de Barcelona e Pepe – o “Canhão da Vila”, companheiro de Pelé no ataque do Santos – da época que jogou no Al-Ahli.

Guardiola implantou no clube catalão o tiki-taka, esquema de jogo baseado totalmente na posse de bola e na rápida recuperação da mesma, onde os jogadores passam muito a bola, em toques curtos e girando de um lado para o outro do campo, esperando apenas uma brecha para penetrar na defesa adversária.

Sem a bola, todos os jogadores, independente da posição, marcam o adversário sob pressão, visando recuperá-la o mais rápido possível, de preferência ainda no campo de ataque.

É por isso que não é difícil ver jogos em que o time catalão possuía mais de 70% da posse de bola, o que algumas vezes tornava o jogo meio sonolento de se assistir, principalmente contra defesas bem prostradas, em que o time passava vários minutos tocando a bola de um lado pro outro sem sucesso de penetração.

Mas, apesar disso, é um sistema notadamente vitorioso, e Pep só não ocupa uma posição maior nessa lista pela falta de experiências em outros clubes, para mostrar que seu trabalho pode dar frutos em outros locais, principalmente onde não há um trabalho de base tão diferenciado quanto no time catalão. Guardiola ocupa o quarto lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo.

Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Estatísticas da carreira do treinador:

  • Barcelona – 247 jogos, 179 vitórias, 47 empates e 21 derrotas (72.47% de aproveitamento)

Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo