Os 10 melhores treinadores de futebol do Mundo

melhores treinadores de futebol do Mundo 08 melhores treinadores de futebol do mundo Luciano Spallett melhores treinadores de futebol do mundo 2014 melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo
Luciano Spallett ocupa o oitavo lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo

08 – Os melhores treinadores de futebol do Mundo | LUCIANO SPALLETTI

Desde que iniciou a carreira de treinador de futebol em 1995, Spaletti se mostrou como um dos mais promissores da nova safra de treinadores de futebol da Itália. Já no seu primeiro trabalho, com duas promoções consecutivas, levou o Empoli da Serie C-1 à Serie A, em 1998.

Mas apenas na temporada 2004-05 que sua capacidade foi finalmente reconhecida, quando, no comando da Udinese, levou um time de cujas expectativas era fazer um campeonato para não cair a um incrível quarto lugar, assegurando uma vaga na Champions League do ano seguinte.

E foi o bom desempenho com um equipe no máximo mediana que chamou a atenção dos dirigentes de clubes maiores, e logo um convite da Roma o levou para a equipe da capital, onde foi considerado “um dos melhores treinadores de futebol do ano” na temporada 2005-06 e foi bicampeão da Copa Italia em 2006-07 e 2007-08, além do título da Supercoppa Italiana em 2007, sendo essas três as últimas taças que a equipe de Roma levantou.

Em 2009, foi contratado pelo “novo rico” do mundo russo, Zenit, da cidade de São Petersburgo, comprado recentemente por Alexander Dyukov, um dos executivos mais importantes da Gazprom Neft, e que tinha como principal meta transformar o clube de pouca tradição em um dos maiores no cenário do futebol internacional. E, com o treinador de futebol italiano, as coisas vem caminhando para isso.

Desde que chegou ao clube, Spaletti venceu praticamente todos os títulos que disputou em território nacional, levando os da temporada 2010 e 2011-12 (quando o calendário do futebol russo se adequou ao dos outros campeonatos europeus), uma Copa da Rússia em 2010 e uma Supercopa (disputa entre o campeão do Campeonato Russo e da Copa da Rússia) em 2011.

A tática favorita do treinador de futebol é o 4-5-1 com “falso 9” que lhe rendeu tanto sucesso no comando da Roma: dois volantes de marcação, dois alas que apoiam mas também marcam os laterais adversários, e um atacante que não é propriamente um centroavante fixo de área (Totti no esquema da Roma, Kerzakhov ou Hulk no do Zenit) que dá uma movimentação constante ao ataque de seus times e dificulta a marcação do adversário, além de facilitar a penetração pelo toque de bola e fornecer maior velocidade nos contra-ataques.

E é pelo bom uso desse sistema, e por ter topado e estar dando conta do desafio de transformar um clube sem tradição em um que imponha respeito em seus adversários, que Spaletti ocupa o oitavo lugar da lista dos melhores treinadores de futebol do Mundo.

Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Estatísticas da carreira do treinador:

  • Udinese – 46 jogos, 20 vitórias, 12 empates e 14 derrotas (aproveitamento de 43.48%)
  • Roma – 228 jogos, 122 vitórias, 55 empates e 51 derrotas (aproveitamento de 53.51%)
  • Zenit – 115 jogos, 71 vitórias, 30 empates e 14 derrotas (aproveitamento de 61.73%)

Os melhores treinadores de futebol do Mundo | Os melhores treinadores de futebol do Mundo