Qual o verdadeiro nome dos principais campeonatos de futebol pelo Mundo?

Quatro dos seis principais campeonatos de futebol pelo Mundo possuem algo conhecido como title sponsor.

O campeonato brasileiro também tem. A Libertadores tem. O Mundial de Clubes tem.

A Copa do Brasil também. Aprenda no texto abaixo mais sobre esse fenômeno que está ligado a praticamente todos os campeonatos de futebol pelo Mundo.

Reunindo futebol, marketing e muito dinheiro.

Leia Também:

Title Sponso e os nome dos campeonatos de futebol pelo Mundo

Em português, podemos traduzir a expressão “title sponsor” como patrocínio de nome/título. Vejamos como funciona isso. O title sponsor acontece quando uma empresa fornece bens, serviços ou remuneração para estampar seu nome no campeonato ou evento que decide apoiar. É o tipo mais elevado de patrocínio e também o que exige mais investimento dentro de qualquer evento.

O campeonato inglês de futebol é conhecido como Premier League. É transmitido nos cinco continentes e tem grande apelo midiático. Uma empresa decidiu associar seu nome ao campeonato. Resultado: Barclays Premier League. Duas outras importantes competições inglesas têm title sponsor: Budweiser FA Cup e Carling Cup.

Na Itália, a tradicional Serie A recebeu da empresa Tim: é a Serie A Tim.

A La Liga espanhola recebe o apoio do grupo bancário BBVA, é a Liga BBVA.

Ainda há duas ligas fortes imunes a esse processo: Bundesliga – na Alemanha – e Ligue 1 – na França.

O campeonato brasileiro, acredite, chama-se Brasileirão Petrobrás. E a Copa Kia do Brasil, conhecia? Em 2013, a competição de futebol mais importante da América Latina muda de nome: passa a se chamar Copa Bridgestone Libertadores.

Os australianos têm a Hyundai A-League, os turcos acompanham a Spor Toto Süper Lig. Já os belgas têm a Jupiler Pro League, enquanto os portugueses se divertem com a Liga Zon Sagres.

Algumas conclusões sobre os campeonatos de futebol pelo Mundo

Essas empresas têm objetivos claros quando patrocinam o futebol. Em geral, são multinacionais e importantes para seus países. Embora sofram algum boicote da mídia, os patrocínios de title sponsor continuam. Todas essas empresas atingem um grande contingente de pessoas, de dinheiro e de visibilidade.

A associação com o futebol faz com que as marcas passem a ser “lembradas” por um público que acompanha diretamente os jogos e notícias sobre os campeonatos.

Essa união é benéfica para a empresa, que vê sua marca exposta, e para o campeonato que recebe generosos patrocínios por estar ligado a um nome conhecido mundialmente.

– A belga Jupiler faz parte da multinacional Inbev – grupo que tem mais de 200 marcas de cervejas. A Inbev é dominante no mercado da Bélgica, no Brasil e em outros países europeus. Pelo fato de a Jupiler ser uma marca nova – surgiu em 1966 – em comparação às européias centenárias, associou-se ao campeonato belga e já é a mais vendida do país.

– A Spor Toto é uma das principais empresas de apostas da Turquia. Apostando no futebol, paixão nacional, investiu aproximadamente 125 milhões de dólares em um contrato de cinco anos.

– A Telecom Italia Mobile, TIM para os mais próximos, é a maior empresa de telefonia da Itália. Abocanha mais de 30% do mercado nacional.

– A americana Budweiser é uma das maiores cervejarias do mundo, também ligada ao grupo Inbev. Patrocina a Copa do Mundo desde 1986 e agora aposta suas fichas em uma das competições mais admiradas do Reino Unido.

campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo

– Barclays é um banco multinacional sediado em Londres que opera em mais de 50 países nos cinco continentes e algo em torno de 50 milhões de clientes.

– A cervejaria Sagres é uma das principais de Portugal, atingindo aproximadamente 45% do mercado local. Zon é um importante grupo de telecomunicação português.

– A gigante Petrobras tem ramificações até no Chile. A empresa patrocina o campeonato nacional chileno, bem como o nosso Brasileirão.

– A montadora coreana Hyundai seguirá dando seu nome ao campeonato australiano até 2016. Ela patrocina a liga desde 2004 e de lá para cá as vendas de veículos no país têm aumentado. Em 2012 foram cerca de 90 mil carros comercializados. A imprensa australiana diz que o acordo gira em torno de 10 milhões de dólares por temporada.

campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo campeonatos de futebol pelo Mundo | campeonatos de futebol pelo Mundo

– O BBVA é um banco sediado na Espanha que alcança mais de 30 países e aproximadamente 50 milhões de clientes. Ao dar nome ao campeonato espanhol, visualizado mundialmente graças à força de Barcelona e Real Madrid, BBVA expande sua marca pelos outros continentes.

– A multinacional japonesa da borracha Bridgestone, que patrocinava a Copa Sul-Americana desde 2010, galga voos mais longos a partir de 2013. Nos próximos cinco anos, a empresa dará nome à Copa Libertadores, o principal campeonato de futebol sul-americano.

O objetivo é se tornar também o líder de vendas na América Latina. A melhor opção encontrada pela empresa foi apostar na paixão dos torcedores. Os valores se aproximam de 20 milhões de dólares por temporada. Segundo a empresa, a exposição e o reconhecimento pelo público aumentaram consideravelmente após o investimento no futebol.