10 Curiosidades sobre o Brasileirão 2016

O Campeonato Brasileiro chega na sua reta final, e os clubes vão definindo seus objetivos: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos disputam o título, e se enfrentam nas rodadas finais em busca de pontos decisivos.

Na parte de baixo da tabela, onze clubes ainda correm risco de rebaixamento, e a luta para estar no G-6, zona de classificação para a Libertadores, também está acirrada.

Confira as principais curiosidades da competição:

1 – PALMEIRAS: em busca da maior sequência invicta

curiosidades campeonato brasileirao palmeiras
Fonte: ImgUOL

O Palmeiras perdeu pela última vez no Brasileirão no dia 12 de julho, no revés contra o Botafogo. Desde então, são 12 jogos sem derrota.

Caso não perca nas próximas sete rodadas, o Verdão alcança 19 jogos sem derrotas  e bate o recorde total de invencibilidade na era dos pontos corridos, que pertence a dois clubes: Atlético-PR,  invicto durante 18 partidas em 2004; e o  São Paulo, que também ficou 18 partidas sem perder, em 2008.

2 – FLAMENGO: invicto após estreia de Diego

curiosidades campeonato brasileirao flamengo
Fonte: Flamengo.com.br

Campeão em 2009 com a menor pontuação da era dos pontos corridos, o Flamengo é o vice-líder da competição, com 57 pontos. Um dos destaques do elenco, Diego foi contratado para ser o grande nome do time e, desde sua estreia, contra o Grêmio, o Flamengo está invicto na competição, com sete vitórias e dois empates.

O Fla terá pela frente adversários como Atlético-MG, Santos, Corinthians, Fluminense e Atlético-PR, cinco times que lutam por vaga na Libertadores..

3 – SANTOS chega forte ao G-4

Único a vencer quatro dos últimos cinco jogos, o Santos é a equipe que possui menos empates na competição, ao lado do Atlético-PR. Enfrenta três rivais do mesmo estado nas próximas quatro rodadas: São Paulo, Palmeiras e Ponte Preta.

4 – CHAPECOENSE perde força em casa

curiosidades campeonato brasileirao chapecoense
Fonte: Gazeta Esportiva

Considerada forte em seus domínios, a Chapecoense faz em 2016 uma das piores campanhas como mandante; com 38 pontos, a equipe catarinense vê a luz vermelha acender com derrota nas três últimas rodadas: está a cinco pontos da zona do rebaixamento, e tem saldo negativo de dez gols.

5 – Figueirense: única vitória como visitante

Amargando a décima-oitava colocação, com 31 pontos e apenas 35,6% de aproveitamento, a equipe venceu apenas uma partida como visitante este ano. Na próxima rodada, 18,5% dos apostadores do Betsson acreditam na vitória do Figueirense; 62,5% em triunfo do Coritiba; e 27,8% apostam no empate. Coritiba, com 36, pontos, e Figueirense, com 31, correm sério risco de rebaixamento, e uma vitória é considerada como de suma importância para  qualquer dos clubes permanecer  na primeira divisão.

6 – Corinthians: recorde negativo após título em 2015

Com o pior aproveitamento entre todos nas cinco últimas rodadas, (três derrotas e dois empates), o clube tenta se aproximar do G-6. Com 48,3% de aproveitamento, o Corinthians está muito distante da campanha que lhe deu o título em 2015, quando alcançou 81 pontos, recorde de pontuação desde que a competição passou a ter 38 jogos.

7 – Cariocas no topo: Botafogo, Fluminense e Flamengo

curiosidades campeonato brasileirao botafogo
Fonte: O Chute

Acompanhados do líder Palmeiras, os três clubes do RJ fazem as melhores campanhas do segundo turno. Com 24 pontos no returno (oito vitórias e duas derrotas), o Botafogo  está apenas quatro pontos da Zona da Libertadores. O Bota está acompanhado de perto pelo Flamengo, com 23 pontos, e Fluminense, com 18.

Na próxima rodada, o confronto Fla x Flu é um dos mais aguardados. Além da centenária rivalidade entre os clubes, o Flamengo é vice-líder, a três pontos do Palmeiras, e o Fluminense está em quinto, lutando para se manter entre os que vão a Libertadores. Também segundo o site da Betsson, o Fluminense tem 34,5% de chances de vencer a partida; o Flamengo tem 43,5% de vitória; e 32,3% apostam no empate.

8 – São Paulo, Internacional e Cruzeiro: três não rebaixados agonizam

Integrante do grupo dos clubes que nunca foram rebaixados e entre os seis mais ricos do país , São Paulo, Cruzeiro e Internacional vivem o drama de lutar contra o Z-4 este ano.

Há quatro rodadas sem vencer, o São Paulo tem 34 pontos e está na décima-quarta posição.

Em um dos clássicos de maior rivalidade no país, o São Paulo enfrenta o Santos na próxima rodada. Para a partida,  36,4% de apostadores do site  Betsson apostam na vitória do São Paulo, 41.7% apostam no triunfo do Santos e 31.7% ficaram com o empate.

Já Cruzeiro e Internacional venceram seus dois últimos jogos na competição e “respiraram” um pouco na tabela.

9 – América-MG: segunda pior campanha

Em todas as edições dos pontos corridos, a equipe última colocada ao término da primeiro turno foi rebaixada para a Segunda Divisão. Triste estatística para o América-MG, que soma apenas 21 pontos, com apenas cinco vitórias e 24,1% de aproveitamento. A campanha do América-MG supera apenas a do América-RN em 2007, que fez apenas 17 pontos nos 38 jogos.

10 – “Selecionáveis” na artilharia

curiosidades campeonato brasileirao santos
Fonte: Estadão

Gabriel Jesus, do Palmeiras, e Robinho, do Atlético-MG, possuem 11 gols e dividem a artilharia do Brasileirão 2016. Robinho, que está entre os 10 jogadores de futebol mais bem pagos do Brasil,  tem 32 anos e atuou em duas Copas do Mundo, 2006 e 2010. Gabriel Jesus tem 19 anos e estreou esse ano entre os profissionais do Palmeiras, e conquistou o ouro olímpico nas Olimpíadas do Rio.