Pergunta: Você sabe quanto ganha um Árbitro de Futebol?

Um árbitro de futebol da primeira divisão do futebol, espanhol cobra em média 3.700 euros por jogo (6.000 euros, no caso de jogos de campeonatos europeus), além de 11.000 euros mensais, somados a 12.000 euros de direitos de imagem.

Isso equivale a um total de mais de 200.000 euros ao ano. Além disso, quando viajam de avião tem regalias de somente viajar na primeira classe e passar a noite anterior na cidade da partida. Um árbitro de futebol da liga espanhola pode ganhar mais dinheiro do que um primeiro-ministro espanhol. Acredite se quiser!

Os assistentes têm rendimentos mais modestos e cobram 1.440 euros (1.435 no caso do quarto árbitro) por jogo. Para a segunda divisão do campeonato espanhol, os números são ainda mais modestos: 1.512 euros por jogo para o árbitro e 682 euros para os assistentes.

O salário de um árbitro de futebol no campeonato espanhol está acima da maioria dos árbitros do futebol europeu e  sul-americano e só são superados pelos árbitros britânicos e italianos que ganham cerca de 24.000 euros por jogo e 8.000 euros fixos por mês, no caso de um árbitro de futebol britânicos, e 4.000 euros fixos por mês, no caso dos árbitros de futebol italianos.

A diferença é que nestas competições, os árbitros de futebol são profissionais, enquanto na liga espanhola, a grande maioria tem um trabalho fora da arbitragem. Somente Mateu Lahoz e Velasco Carballo se dedicam exclusivamente ao trabalho de arbitragem.

Fato que nos faz lembrar da realidade de um árbitro de futebol no Brasil que também é “semiprofissional”, mas infelizmente aqui o salário dos árbitros de futebol em média é de 2.400 reais (por jogo), algo bem diferente dos 3.700 euros (aproximadamente 11.800 reais) dos árbitros do futebol espanhóis. Veja (clique nos links para navegar).